Sobre o Instituto Sýnesis

O Instituto Sýnesis foi idealizado por um grupo de mediadores atuantes, oriundos de diferentes áreas de formação, que procura contribuir para a consolidação dos métodos consensuais de resolução de conflitos no Sistema Judiciário brasileiro e para sua inserção e ampliação em outras esferas da vida coletiva.

Em 2017 parte deste grupo iniciou o Grupo de Estudos em Mediação Familiar, a partir do qual consolidou-se a ideia de criar um instituto de formação em mediação e conciliação, com o intuito de atender à crescente demanda por uma formação consistente de mediadores e fomentar nestes profissionais o interesse pela promoção da cultura de paz e pela busca de relações humanas mais saudáveis nos meios em que atuam, e, consequentemente, na vida de todas as pessoas.

O Instituto constitui-se, desta forma, como um centro de estudos e de formação em mediação e conciliação judicial e extrajudicial, bem como oferece cursos de treinamento, atualização e aperfeiçoamento para mediadores/conciliadores e profissionais de diversas áreas (direito, psicologia, educação, assistência social, dentre outros).

No ano de 2023, o Instituto Sýnesis realizou parceria com a Faculdade de Direito de Franca, com a finalidade de divulgar a temática no meio acadêmico, bem como organizar infraestrutura dentro de uma universidade para a realização de cursos e palestras sobre mediação e conciliação de conflitos.

O nome do instituto foi escolhido em razão de seu significado, que remete às ideias de composição, no sentido de união de caminhos diferentes em um caminho comum, e de entendimento.

Sýnesis é um substantivo de origem grega, que carrega o significado fundamental de confluência (como dois cursos d’água que se unem, formando um curso comum) e, ainda, segundo a acepção aristotélica, quer dizer consciência, compreensão, conhecimento.

Entendemos que este significado expressa nossa intenção de possibilitar que os conhecimentos de diferentes campos, cada qual com suas características particulares e potenciais de entendimento da realidade, possam ser mobilizados em conjunto com a finalidade de produzir saberes e ferramentas capazes de modificar positivamente a realidade social.

A proposta pedagógica e paradigmática do Instituto está, portanto, fundamentada na ideia de interdisciplinaridade, entendida como uma postura na qual se reconhece o caráter dialógico dos conhecimentos de cada área do saber, sem prejuízo de suas especificidades no seu campo original de produção.

O Instituto Sýnesis iniciou suas atividades no ano de 2019 com o propósito de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento dos métodos consensuais de solução de conflitos, consoante a Política de Resolução Adequada de Disputas, tanto no âmbito judicial como no extrajudicial (em várias áreas, como educação, saúde, empresarial, condominial). Entendemos que uma importante frente para atingir este objetivo passa principalmente por uma formação consistente dos profissionais, que seja atualizada de acordo com a legislação vigente, com sério compromisso técnico e principalmente ético, consciente da realidade social na qual nos inserimos.

Além da Formação em Mediação e Conciliação, o instituto oferece diversos cursos com temáticas específicas, orientados por interesses comuns, como: psicologia jurídica; Habilidade Sociais; Relações sociais e habilidades interpessoais nos âmbitos profissional, familiar e social; Comunicação não violenta; Inteligência emocional, bem como cursos para aperfeiçoamento nas áreas do Direito, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Pedagogia, Artes, entre outros. O instituto oferece, além dos cursos de Formação, atividades de mediação comunitária, por meio de ações sociais, projetos de pesquisa voluntários e estágios supervisionados.

O corpo docente do curso de Formação em Mediação e Conciliação é composto por instrutores de mediação certificados pelo CNJ, mediadores judiciais e profissionais das áreas da Psicologia, Direito, Assistência Social e Educação