Mediação e Conciliação de Conflitos Judiciais e Extrajudiciais - Online

  • Habilitação como Conciliador(a) Judicial: graduação em qualquer área há menos de 2 anos ou estar matriculado(a) a partir do terceiro ano (5º semestre) em curso de ensino superior, em instituição pública ou privada reconhecida pelo MEC.

  • Habilitação como Mediador(a) Judicial: graduação em curso de ensino superior há pelo menos 2 anos, em qualquer área, em instituição pública ou privada reconhecida pelo MEC.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
  • Políticas Públicas de Resolução Adequada de Disputas (RAD);

  • Métodos consensuais de solução de conflitos e cultura de paz;

  • Teoria do Conflito; teoria dos jogos; 

  • Fundamentos da negociação;

  • Comunicação facilitadora e habilidades sociais;

  • Comunicação não verbal e comunicação não-violenta;

  • Mediação, conciliação e arbitragem; institucionalidade e prática da mediação no Brasil;

  • A sessão de mediação; os agentes e seus papéis;

  • Técnicas e ferramentas de mediação;

  • Competências e habilidades auto compositivas; 

  • Ética na mediação e conciliação de conflitos;

  • Técnicas para redação do acordo;

  • Introdução à Justiça Restaurativa;

  • Mediação familiar e direito de família; oficina de pais e filhos;

  • Mediação escolar, comunitária, condominial, empresarial;

  • Simulações para aplicação de conceitos teóricos discutidos.

DIFERENCIAIS DO CURSO OFERECIDO PELO INSTITUTO SÝNESIS:
  • Curso Online - Aulas síncronas, acontecem em tempo real e você pode acompanhar sem sair de casa;

  • Tutores habilitados pelo Conselho Nacional de Justiça;

  • Acompanhamento dos alunos na etapa do estágio, com reuniões presenciais de supervisão e atividades teórico-reflexivas sobre habilidades, técnicas e ferramentas, para aprimoramento das competências em mediação;

  • Módulo teórico complementar;

  • O Instituto Sýnesis é “Instituição Formadora Habilitada” pelo NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e pela ENFAM, autorizado a formar conciliadores e mediadores que atuam no Poder Judiciário ou em outros contextos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
  • Conciliador Judicial: ser graduado ou estar regularmente matriculado em curso de ensino superior, a partir do 5º semestre, em instituição pública ou privada reconhecida pelo MEC;

  • Mediador Judicial: ser graduado em curso de ensino superior há pelo menos dois anos (na data da inscrição), em instituição reconhecida pelo MEC.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
FORMULÁRIO PRÉ-INSCRIÇÃO:
  • Entraremos em contato após o preenchimento do formulário;

  • Conferir se todos os dados foram preenchidos corretamente antes do envio e aceite;

  • Etapa teórica:
    Módulo teórico I – 40h
    Módulo teórico II – 16h

  • Etapa prática:
    Estágio supervisionado – 60h
    Reuniões de supervisão – 24h

  • Com o acréscimo de 40 horas do curso de mediação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acompanhadas por tutores habilitados pelo CNJ

  • Carga horária total: 180 horas

CARGA HORÁRIA:
  • Previsão para início do curso: Julho/2024;

  • Periodicidade das aulas: Segunda a sábado; 

  • Etapa prática: 12 meses a partir do encerramento do módulo teórico I;

  • Número de vagas: 50 vagas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!
PROCEDIMENTO PARA MATRÍCULA:
  • Documentos necessários:

  • Documentos pessoais (RG e CPF ou CNH);

  • Comprovante de residência;

  • Diploma de graduação ou equivalente;

  • Declaração de matrícula em curso superior (a partir do 3º ano, para habilitação em conciliação judicial).

Equipe Docente

Graduada em Psicologia pela Universidade de Franca - UNIFRAN (CRP: 06/161129), Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde, Conciliadora Judicial e mediadora extrajudicial, com formação em Psicologia Jurídica. Possui experiência na área clínica com ênfase em adolescentes e adultos. Membro do Grupo de Pesquisa Labprosocial Laboratório de Proteção e Inclusão Social (2022-atualmente), Docente em Psicologia pela Faculdade Anhanguera – Polo Franca.

Laura Aparecida Tristão

Berenice Bolzani

Mediadora Judicial, Tutora e Instrutora de Mediação Judicial; Graduação em Psicologia pela Universidade de Franca (UNIFRAN) - 1993; Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Franca/SP – 2009; Formação em Orientação Profissional – 2006; Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade de Araraquara (UNIARA) - 2014; Servidora Pública do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC de Franca/SP; Docente do curso de Psicologia da Universidade de Franca (UNIFRAN); Supervisiona estágios em Psicologia Social, Psicologia Jurídica e Mediação Judicial; Orienta pesquisas nos seguintes temas: Educação, Trabalho, Psicologia Social, Psicologia Jurídica e Mediação.

Sueli Rodrigues Burgarelli

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, área de concentração em Estudos Psicanalíticos (2007), com formação voltada para atividades de pesquisa, docência de nível superior e extensão universitária; Graduada em Psicologia pela mesma instituição; Atua principalmente nos seguintes temas: saúde mental e reforma psiquiátrica, clínica de orientação psicanalítica, psicanálise e epistemologia, metapsicologia freudiana, psicanálise de orientação lacaniana, psicose, constituição do sujeito, dinâmica de grupo e relações humanas, mediação e orientação sócio jurídica em comunidades caracterizadas por elevada vulnerabilidade social, efetivação de direitos humanos; Supervisora de Psicologia, supervisão do ambulatório de psicologia, do Ambulatório de Desenvolvimento e Aprendizagem (ADA), ambos do Centro Multidisciplinar Unimed e dos serviços de Psicologia do Hospital São Joaquim, da Unilar e da Medicina Preventiva pela Unimed Franca; Professora Auxiliar do Curso de Psicologia; Tutora do Curso Fundamentos da Mediação Comunitária (ENAM) - Participação das reuniões convocadas pela coordenação, participação do Fórum de Supervisão, acesso diário à plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem para acompanhar os alunos nas discussões dos fóruns temático e avaliação e devolutiva das tarefas propostas pelo curso - Centro de Educação à Distância (CEAD) da Universidade de Brasília (UnB); Psicóloga Mediadora - Atendimento em mediação de conflitos e orientação sócio jurídica para efetivação de direitos, encaminhamento dos casos para instituições parceiras, supervisão de equipes interdisciplinares, acompanhamento das equipes de Mediação Comunitária, pesquisadora-extensionista em projetos de Pesquisa-Ação, elaboração e apresentação de trabalhos em congressos; Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG – Núcleo de Mediação e Cidadania do Aglomerado da Serra.

Ligia Gonçalves Dias Pedrosa

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Franca-Uni-FACEF (2009); Pós-graduada (Mestrado) em Psicologia na Universidade de São Paulo (2013), com a dissertação intitulada “Sentidos construídos com profissionais de saúde da família sobre trabalho em equipe”; Foi docente e supervisora de estágio no curso de graduação em Psicologia da UNIFRAN; Psicodramatista em formação, nível 1, na Casa do Encontro (conclusão: maio de 2019); Sócia fundadora do Canteiro: Centro de Psicologia, Estudos e Coletividades, onde atua como psicoterapeuta e supervisora.

Thais Silva Cintra

Guilherme Bertipaglia Leite da Silva

Advogado, mediador e professor em mediação e negociação de conflitos; instrutor em Mediação e Formador de Instrutores em Mediação Judicial pelo CNJ; especialista em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (Especialização “Lato Sensu”) pela Escola Paulista da Magistratura. Especialista (Especialização “Lato Sensu”) em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Mediador com atuação nacional no âmbito extrajudicial e judicial com atuação no TJSP, TJAP e TRF3. Desenvolve profissionais na implementação de soluções estratégicas de disputas. Capacitado como Supervisor em Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça. Presidente da Comissão de Conciliação e Mediação da OAB 12ª Subseção. Ministrou treinamentos e palestras para diversas instituições, escritórios, advogados e departamentos jurídicos de instituições como Banco ITAU UNIBANCO, BRADESCO e Caixa Econômica Federal, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Conselho Regional de Psicologia, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, Colégio Notarial do Brasil, entre outros. Atua na formação profissional de prepostos e representantes de empresas para ambientes de Negociação, Mediação e Conciliação. Atua com profissionais em Portugal e Chile. Mentor de advogados e negociadores com enfoque em soluções estratégicas e inteligentes de disputas. Speaker do TEDxTalks. Coordenador do Curso de formação de Mediadores Judiciais na Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Coordenou em âmbito nacional o Curso de Mediação no Novo CPC no Damásio Educacional. Docente em graduação e pós-graduação, convidado por diversas instituições. Professor na Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP e na Escola Paulista da Magistratura. Menção Honrosa na categoria Mediação e Conciliação Extrajudicial (2017) pelo Conselho Nacional de Justiça por prática voltada à efetiva pacificação de conflitos, celeridade e eficiência (Em razão de projeto desenvolvido junto ao Banco ITAU UNIBANCO, conforme publicação). Palestrante nacional e internacional. Coordenador do Livro "Visão Multidisciplinar das Soluções de Conflitos no Brasil", obra coletiva com a participação dos maiores nomes do Brasil no tema, incluindo de ministros do STJ e STF. Consultor convidado para atuar no desenvolvimento e implementação de soluções estratégicas em empresas e escritórios no Brasil e no exterior.

Bruno Monteiro Herculino

Graduado em Psicologia pela Universidade de Franca (2018); Cursando Tecnólogo em Serviços jurídicos – finaliza em julho de 2019; É Mediador Judicial no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Faculdade de Direito de Franca-SP; Participa do Grupo de Pesquisas em Violência Escolar do Programa de Promoção de Saúde da Universidade de Franca-SP.

Lucas Marques de Melo

Arquimedes Fuga Vaismenos

Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Mediador Judicial; Foi formador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares pela Universidade de Viçosa/MG.

Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus de Franca/SP – 1990; Graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN) – 2011; Mediadora judicial; Instrutora de cursos de formação em mediação/conciliação judicial; Curso de Aperfeiçoamento em Mediação Familiar pela Escola Paulista de Magistratura (EPM); Perita Social no Fórum de Patrocínio Paulista; experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social.

Graduado em Psicologia pela Universidade de Franca (Unifran); Mestrando em Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP/USP, sobre o tema "Discurso e Sujeito: “efeitos de corpo nas subjetividades trans.", tendo como arcabouço teórico a psicanálise freudiana com contribuições de Jacques Lacan, e também, a Análise de Discurso de Michel Pêcheux. Realizou uma pesquisa de iniciação cientifica (com apoio FAPESP) com o tema: "O discurso sobre/da medicalização da infância: formulação e circulação de sentidos sobre o corpo infantil medicalizado na materialidade digital"; Membro do E-L@DIS (Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos - FFCLRP/USP). Participa do GELF (Grupo de estudos em Lacan e Freud). Integra o GEDISME (Grupo de pesquisa Discurso e Memória: movimentos do sujeito), filiado à Universidade de São Paulo e cadastrado no CNPq; escreveu artigos publicados em periódicos, anais de congressos e capítulos de livros. Exerce a clínica psicanalítica em diversas áreas; desenvolve atividades de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre o Discurso e Psicanálise com ênfase na linguagem, pesquisando temas como: ciberespaço e cibercultura, corpo e corporeidade, medicalização, constituição do sujeito, adoecimento psíquico, discurso poético, gênero e sexualidade, configurações familiares.